Páginas

domingo, 22 de março de 2009

Trivialmente

.

Relacionamentos on-line

Mais que um fenômeno atual, os relacionamentos via internet estão se expandindo a olhos vistos. São relacionamentos românticos, de amizade, de troca de informações e até comerciais.

Com isso, as normas sociais e morais estão passando por um relaxamento, devendo impor um novo padrão ético. Por outro lado, deverão provocar um aumento da imaginação e da capacidade intelectual média das pessoas, pois existe uma grande diferença entre a realidade e o ciberespaço, onde a imaginação é importantíssima, especialmente para imaginar “como o outro é”. E essa imaginação é cabível a todos esses tipos de relacionamentos, afinal, não temos um contato frente a frente com o “outro”.

No caso dos relacionamentos românticos, algumas variáveis devem ser consideradas, como por exemplo, a questão da fidelidade e do ciúme. Como garantir a fidelidade, diante da enorme variedade de alternativas disponíveis? E como administrar o ciúme, a insegurança, as desconfianças? A infidelidade será mais fácil de realizar, e de forma menos vulnerável, já que envolve mais elementos imaginativos do que reais. Aqui o relaxamento das normas morais com relação à exclusividade romântica, tornará menos forte e negativa a noção de traição, diminuindo também os sentimentos de insegurança e ciúmes, exceto para aquelas pessoas conhecidas como portadoras de “ciúme doentio”. Para elas, por outro lado, um relacionamento on-line é praticamente inviável.

Tanto no “amor convencional” quanto no “amor on-line”, existem emoções bem reais, como o desejo e o ciúme, embora, como disse antes, no amor on-line, o papel da imaginação é muito maior, apresentando um jogo inteiramente diferente no campo das interações pessoais. A comunicação rica e direcionada quebra a distância física, dando uma sensação de proximidade onde nem o anonimato influi. Essa comunicação pode ser falsa ou sincera, contínua ou descontínua, pode envolver investimento físico e mental, tudo dependendo das habilidades intelectuais dos envolvidos. A proeminência da comunicação verbal em comunicações on-line exige mais habilidades intelectuais nas interações românticas, que dependerão mais da combinação de emoções e inteligência, incluindo aspectos verbais e intelectuais como uma boa articulação e o senso de humor. Mesmo quando a maioria dos computadores for equipada com “webcams”, o valor das características pessoais deverá sobrepujar o valor da aparência externa, pois os relacionamentos on-line serão ainda baseados em textos escritos.

De alguma forma, os relacionamentos on-line reduzem a interação face a face embora promovam outros tipos de interação, completamente diferente do que ocorre com a tv. Esses contatos on-line incrementam as relações sociais com valores sociais e psicológicos positivos.

Não creio, entretanto, que no futuro os relacionamentos on-line venham a substituir os relacionamentos off-line, mas admito que, atualmente, eles constituem uma nova dimensão dessas experiências que se tornam cada vez mais populares. Em ambos os casos, o papel exercido na vida das pessoas é relevante e importantíssimo, mas acredito que os relacionamentos satisfatórios off-line continuarão a ser considerados muito mais completos e desejáveis devido à natureza incompleta dos relacionamentos on-line. Dessa forma, penso que nosso maior desafio será aprendermos a integrar o ciberespaço e o espaço real no domínio dos relacionamentos.

.

0 comentários:

 
PALIMPNÓIA | by TNB ©2010