Páginas

domingo, 7 de dezembro de 2008

Trivialmente

O QUE O HOMEM TEM PARA MOSTRAR E A MULHER ADORA VER


Vamos conversar sobre moda?
Afinal, não existe gente nua, apenas pessoas sem roupa.

A nudez masculina está cada vez mais presente em anúncios de roupas masculinas. E femininas também! Para a mulher, a moda sempre foi uma paixão. Para o homem, praticamente não existia. Depois de malhar nas academias em busca de um abdômen de tanquinho e uma silhueta sarada, os homens estão se voltando para o mercado da beleza, recém descoberto pela indústria de cosméticos e da moda em geral.

A moda, para o homem, é obsessiva, para a mulher, histérica. Os homens se vestem com mínimas variações, num processo quase arcaico. As mulheres, sempre insatisfeitas com suas roupas, exigem variações maiores, numa busca sem fim da feminilidade, sempre mirando o futuro. Enquanto isso, os homens se voltam para o passado, reciclando o que existe, subindo ou descendo os botões do terno, alargando ou estreitando as lapelas, seguindo a cultura de transmissão do nome e dos bens do pai para o filho.

Para as mulheres é muito mais fácil assimilar novidades como o comprimento das saias ou o tamanho e a profundidade dos decotes. Elas até já incorporaram os trajes masculinos aos seus guarda-roupas, acrescentando-lhes charme e beleza, com uma infinidade de acessórios vetados aos homens.

A cultura gay, de assimilação mais recente na sociedade, vem quebrando a rigidez do estilo clássico, com cores alegres, tecidos ousados, camisetas colantes e calças justas. Os criadores desse estilo de moda acabaram renovando o vocabulário da moda masculina e evidenciaram o físico e a beleza dos homens.

Desde o século XIX, quando o sinônimo para “homem elegante” era “homem discreto e invisível”, a vaidade masculina esteve adormecida, com raros e curtos momentos acordada. As cores do vestuário masculino escureceram e o brilho se apagou, dando ao homem um ar mais discreto ou até mesmo displicente. O grande problema durante todo esse tempo foi o estabelecimento da fronteira entre a displicência e o desleixo para evitar repetições tediosas e sem graça.

A mulher, delicada e feminina, com sua pele aveludada, voz doce e macia, obtém, com a moda, o realce para os seus melhores atributos. Um decote mais ousado, um vestido que valoriza suas pernas, um salto alto e suas curvas realçadas pelos tecidos podem ser ainda mais valorizados pelas jóias ou pela infinidade de acessórios à sua disposição. Além dos cabelos, com infinitas variações de cores, tamanho, cortes e penteados.

Ao homem, quase tudo isso é vedado. Então, o que o homem tem para mostrar e a mulher adora ver?

Na praia, com pouca roupa, o corpo bem cuidado; fora desse ambiente mais descontraído, o terno bem cortado realça sua presença. Em ambos os ambientes, uma roupa casual, usada com estilo realça a personalidade e chama também a atenção. Desde os homens de branco (médicos) aos de preto (publicitários), dos ternos bem cortados e de grifes (os yuppies) aos despojados, que fazem do seu astral a sua moda, o que mais chama a atenção das mulheres mesmo é o velho e bom charme.

Abra um belo sorriso, olhe nos olhos, com atitude e não tenha medo de ser feliz. As mulheres adoram.

0 comentários:

 
PALIMPNÓIA | by TNB ©2010