Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Shi's a Lady

Moeda de 9 reais

Dia desses alguém chegou comigo se queixando do comportamento altamente singular de uma conhecida: de uma vez só ela é fofoqueira, faladeira, intrigante, invejosa e falsa. Ou seja: uma pentelha encravada. Mas acho que a pior atitude que ela toma é pisar, humilhar e fazer pouco das pessoas e de um indivíduo em especial: não vou dizer quem, CLARO! Mas ela só faz isso até o exato momento em que o bolso desse dito cidadão fica recheado de notinhas verdes (meu Deus, qual é mesmo a cor do real??? Faz tanto tempo que não olho pra um que até esqueci...), nesse momento ela vira um doce, amante fervorosa, dedicada etc e tal.
Eu não sei que nome vocês dão a isso, mas eu chamo assim, na cara dura, de hipocrisia. Mas o chato, nessas situações, é que a gente acaba adotando a hipocrisia como meio para um louvável fim: a paz mundial. No mínimo, a paz entre os próximos. Os únicos que não ficam nessa santa paz, quando da adoção de atitudes hipócritas, são você e você mesmo. A não ser, é claro, que você seja um impostor inveterado, daqueles que gostam realmente da coisa como ela é, a ponto de chegarem ao ponto de sequer saber quem são, na realidade.
Visualize: você está frente a frente com uma criatura que está te contando toda a vida pregressa e imoral daquele marido da manicure que já nem mais manicura porque cansou de apanhar e aí se mandou pra Timbuctu (toda mulher acossada pelo marido foge pra lá) mas já voltou e estão juntos de novo e bla, bla bla. Você ouve porque não é surdo (apesar de até achar que seria bom sê-lo, nessas circunstâncias), mas entre um veneno e outro você liga o pc, lê seus scraps no orkut, bate papo com os amigos no msn, joga paciência, responde "sim" ou "não" quando é solicitado (correndo sério risco de dizer sim quando a resposta correta seria o mais puro silêncio), e assim o tempo vai passando e você, pra não "perder a amizade" (alguma coisa de bom essa criatura tem a oferecer, não é possível!!), converte-se no mais descarado, falso, simulado – hipócrita. O melhor de tudo é reservado para o fim do papo, quando você ainda recebe um convite pra ir à missa das 18!!!
Eu tenho certo receio de ser chamada de falsa, de hipócrita. Contudo, é certo que a vida, às vezes, nos põe em situações nas quais é melhor rebolar do que andar duro. Alguém já disse: em terra de cego, quem tem olho é rei. Também teve aquele que disse: em público oferece água, escondido bebe seu vinho. Ah, e teve São Francisco, que disse: Eu sou capaz de cometer qualquer um dos pecados conhecidos. Ora pois, se São Francisco, um santo, se considerava capaz inclusive das maiores atrocidades, porque não podemos nós, pobres mortais, ferir com o ferro ardente que nos queima e ainda cutuca a ferida?

0 comentários:

 
PALIMPNÓIA | by TNB ©2010