Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Shi's a lady

Under pressure

Minha avó morreu de depressão: quando seu filho mais novo resolveu sair de Manaus e ir morar em outro estado, ela pirou de vez e começou um processo de definhamento que só acabou com sua partida dessa pra uma melhor (???). Não teve geriatra, psicólogo, nada deu jeito, ela perdeu o gosto pela vida e dela se desfez.
Tava visivelmente cansada, a D. Maria, mas ainda acho que não era motivo pra tanto...
Um parente meu, que é pastor evangélico, foi nomeado presidente de toda a congregação nacional dos Batistas da região norte: não passou nem meio ano no cargo, caiu num estado de torpor tão grande, sem ninguém saber exatamente o porquê.
Como diria o Chicó (ou era o outro?): não sei, só sei que foi assim.
Um parente meu, que é psicólogo, outro dia esteve em Manaus e eu quase nem reconheci o homem, tão magro ele está e deprimido. A empresa tá quase falindo, por conta da confiança que ele depositou em um energúmeno que se diz servente de Deus.
Pode estar aí a explicação pra depressão do pastor, quem sabe?
Os ditos estudantes da psiquê humana dizem que a depressão é um mal que afeta o organismo como um todo, e que não é possível curá-la com “pensamentos positivos” É verdade, o pensamento negativo deve ajudar bastante, dã! Tá, tudo bem, não pode ser curada SÓ com pensamentos positivos, aí eu entendo. O fato é que a depressão taí, matando gente e – coisa horrível! – deprimindo as pessoas. Agora eu, que vivo de pensamentos positivos sobre tudo e todos (e eu minto também), já sei que nunca vou ficar deprimida nessa vida!
A não ser, é claro...
...quando subo na balança e vejo que não apenas não perdi meus eternos e teimosos 2 quilos a mais, como ainda ganhei mais 2 pra fazer companhia aos outros 2. Espero que esses não fiquem alegrinhos demais e chamem o resto da turma. Mas nem é motivo assim pruma depressão, né? Até porque é tão facinho perder quilinhos – ainda mais na minha tão tenra idade...
Ai, também tem aquela ruguinha mais acentuada que vi na junção das sobrancelhas. De onde que veio aquilo, pelamordedeus?? Sabe a casa quando racha a alvenaria? Poisé. Agora eu morro de medo de me olhar no espelho e ver meu rosto se partindo em dois.
Isso me põe a terríveis 1.507,951 quilômetros perto de uma depressão daquelas!!!
Ahhhhhhhhhhhhh, também tem a questão "marido". Deus do céu, quando é que essa raça vai aprender que lugar de toalha molhada não é em cima da cama (queixa clássica!), que creme dental a gente aperta lá do finzinho e não no meio (outra classicona), que a posição do porta-canetas não é de cabeça pra baixo com tudo que tinha dentro revirado em cima da mesa, que ele não vai encontrar cueca na gaveta de calcinhas, muito menos açúcar no saleiro??? Meu Deeeeeeeeeeeus, por que esses homens são assim, tão... homens???
A sorte (de quem?) é que o sexo é im-pe-cá-vel!
De menstruação eu não posso me queixar, nunca tive essas coisas de TPM, sempre fui assim, foufa e linda os 30 dias do mês. e agora é que não tenho mais mesmo, já que entrei definitivamente na menopausa. Faz um bom tempo que eu não sei o que é comprar absorvente, o que já é um bom motivo pra me afastar ainda mais da quase depressão oriunda dos parágrafos acima.
Acho linda essa palavra - oriunda - ela rima com bunda!!
Dizem, então, que a depressão tem cura, seja pela psico-não-sei-o-quê, seja pela intervenção divina (mas e o pastor, como fica??), seja ainda pela eliminação do gene que dizem existir dentro de nós, pela yoga, pela eletrocussão dos motivos que a causaram (mas e se tiver sido, por exemplo, uma mulher? Tem que ligar a moça no 220V?), pelo jejum, pelo exorcismo, enfim, são diversas as curas para o ser que sofre. Não esperem que eu diga qual delas é a mais eficiente, porque eu não sei MESMO. Talvez a cura seja a poesia, como essa que achei recentemente, enquanto buscava material pra esse texto:
"Que coisa triste é a depressão
Um sentimento socado dentro do peito
Horrível sentir esta sensação
Mas nós pra isso já temos um jeito
Quando sentir uma dor forte, que desgraça!
Já temos a cura: peida que passa!
" (www.poetasdocagao.blogspot.com)

Enfim!

0 comentários:

 
PALIMPNÓIA | by TNB ©2010